Secretaria de Missões da Igreja Assembleia de Deus Ministério no Ipiranga

ESCOLA CRISTÃ THEREZA REIKDAL É INAUGURADA NA BAHIA

No último sábado(4) foi inaugurada a Escola Thereza Reikdal e o Projeto C.P.T.A.S no Sítio do Quinto – BA.

A cidade em Sítio do Quinto – BA é um campo missionário da nossa Assembleia de Deus Ministério no Ipiranga representada pela SEMADI (Secretaria de Missões da Assembleia de Deus Ministério no Ipiranga). Atualmente os missionários Carlos, Michele, Samira e Carlos H estão trabalhando no local para levar o evangelho de Cristo.

Visto a necessidade de mudar a realidade de adultos, jovens, adolescentes e crianças da cidade e região, nasceu o projeto C.P.T.A.S (Centro de Preparo Teológico e Assistência Social). Há dois anos foi adquirido um terreno atras da igreja em Sítio do Quinto-BA para o projeto, onde os missionários iniciaram a construção.

No terreno foi construído três salas sendo, uma sala equipada com cadeiras escolares para ministração de aulas de teologia, alfabetização para jovens e adultos e ensino cristão para crianças, uma sala para atividades com as crianças e uma sala destinada ao projeto Dorcas de artesanato, também conta com dois banheiros (masculino e feminino), um pátio amplo, bebedouros, espaço de playground e quadra para o projeto Toque de Paz.

 

O PROJETO:

SEMADI NO SERTÃO-PREPARO TEOLÓGICO E MISSIOLÓGICO

Conhecer e identificar aspectos culturais, antropológicos e linguísticos do contexto sertanejo;

Compreender que o curso de Teologia também abrange a Missiologia, e perceber que as duas são ferramentas imprescindíveis para que as pessoas conheçam o evangelho através de uma igreja comprometida com os valores cristãos e redenção.

ESCOLA CRISTÃ TEREZA REIKIDAL 

Disponibilizar tempo e espaço educativo pautado nos “Princípios Cristãos como Base na Construção do Saber” e desenvolver nas (crianças em idade pré-escolar) capacidades necessárias à vida em sociedade e também a vida acadêmica (ou seja, trabalhar competências e habilidades preconizadas na BNCC para essa etapa escolar).

ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS ADULTOS

Proporcionar o acesso à educação, ensinar a ler, escrever e propor o letramento que diz respeito à aquisição da habilidade de fazer uso da leitura e da escrita nos espaços sociais.

TOQUE DE PAZ

Possibilitar que vidas sejam transformadas através do Evangelho e do Esporte. Entender que essas ações são capazes de salvar vidas de jovens que vivem em ambientes vulneráveis e violentos. Perceber que a prática esportiva também corrobora diretamente para inclusão social e responsabilidade com o meio coletivo e ações pacificadoras.

ATELIÊ DORCAS

Propor a prática de trabalhos manuais desenvolvidas por adultos com o propósito de desenvolver mentes mais ativas, melhorar a criatividade e o fortalecimento da socialização.

AGENTE JOVEM

Promover a participação dos jovens na comunidade mediante o desenvolvimento de atividades de intervenção nos problemas e nas demandas locais. Os jovens participarão de projetos (esportes, teatro, aula de violão e também realizarão atividades comunitárias e outras do seu interesse).

Reportagem/SEMADI

 

QUEM FOI A IRMÃ THEREZA REIKDAL:

Irmã Thereza Skolimowski Reikdal

Nascida em 30 de dezembro de 1917, em Belém do Pará, era a quarta de dez filhos do casal Maria e Bruno Skolimowski.

Seu pai, Bruno, de origem polonesa, converteu-se a Cristo nos primeiros anos do movimento pentecostal no Brasil e foi consagrado ao pastorado dois anos depois, pelo missionário Gunnar Vingren. Serviu a Deus como pastor por toda sua vida, sendo o fundador da Assembleia de Deus no Paraná.

Como filha de pastor, Thereza foi ensinada desde criança nos caminhos do Senhor, do qual nunca se desviou, sempre servindo a Cristo com empenho e entusiasmo.

Aos 9 anos recebeu o batismo com Espírito Santo e, poucos anos depois, desceu às águas batismais. Com 13 anos passou a se envolver na área do louvor, integrando a primeira banda musical e coral de Curitiba, onde tocava bandolim e cantava no soprano.

Aos 17 anos casou-se com Alfredo Reikdal, que quatro anos depois foi consagrado ao pastorado. Deste matrimônio nasceram cinco filhos, sendo que a primeira veio a falecer antes de completar um ano de idade.

Durante os primeiros cinco anos de casamento, dirigiram igrejas em Paranaguá no Paraná, Itararé no interior de São Paulo e, em 1943, o Pr Alfredo tornou-se o pastor fundador do nosso ministério.

Sempre apoiando e auxiliando o chamado de seu esposo, Thereza foi também muito ativa na obra, cooperando na orquestra, coral, círculo de oração, ministério infantil, evangelismo, assistência social e cozinha da igreja. Por muitos anos deu aulas na Escola Bíblica Dominical para as crianças e dirigiu trabalhos de evangelismo infantil na capital paulista e em zonas rurais adjacentes. Frequentemente estava presente nos cultos ao ar livre e, de forma significativa, colaborou em dois programas de rádio do nosso ministério durante alguns anos.

Tanto no ministério feminino, quanto no Departamento de Assistência e Cultura de nossa igreja, implantou e lecionou gratuitamente e por muitos anos em cursos de corte e costura, tricô, crochê, bordado, culinária e datilografia. Contribuiu ainda para a construção do nosso templo sede, doando para este fim o dinheiro que arrecadava, costurando para empresas e vendendo produtos e alimentos que confeccionava.

Continuamente acompanhava seu esposo, tanto nos trabalhos da igreja, como em viagens ministeriais e visitas às congregações, construções, aos irmãos e aos enfermos.

Era uma mulher modesta, muito hospitaleira, amorosa e carinhosa, constantemente disposta a ajudar, aconselhar e animar os irmãos.

Sempre reconheceu a importância da educação secular e cristã de crianças, adolescentes e jovens e sua formação profissional, por isso incentivava e procurava tanto quanto possível participar ativamente dos trabalhos direcionados a estas faixas etárias.

Foi uma excelente esposa, mãe, dona de casa, dedicada obreira na casa do Senhor, que apesar de enfrentar diversas dificuldades, privações, lutas e doenças, nunca reclamava, antes estava sempre alegre, sorrindo, louvando a Deus por tudo e com uma palavra de encorajamento aos que estavam ao seu redor.

Assim viveu Thereza Reikdal, que no dia 31 de dezembro de 1992, um dia depois de completar 75 anos, foi recolhida pelo Senhor, deixando muitas saudades para seu esposo, família e irmãos em Cristo.

Que seu amor e dedicação à obra missionária e educação cristã e secular possam inspirar todos os irmãos, que hoje iniciam este tão valoroso trabalho no Sítio do Quinto.

Texto: Irmã Ellen Reikdal (Neta de Thereza Reikdal)

Fonte: Cohen, Eliézer (2006), E Deus Confirmou os Seus Passos. Biografia do pastor Alfredo Reikdal

Fale Conosco

  • (11) 4524-4694 - FIXO
  • (11) 9 97502448 - VIVO
  • (11) 9 49747803 - TIM

 

Funcionamento de terça à sexta-feira
das 08h00 ás 17h00

Semadi na Rede

Informativo

Onde Estamos

Rua José Furlan, 45, Nosso Teto
CEP: 13251-661 | Brasil - Itatiba/SP
contato@semadisp.com.br

América, África, Europa, Oceania e Brasil

CONTRIBUA COM A OBRA MISSIONÁRIA:
Igreja Assembleia de Deus no Ipiranga

Banco Bradesco
Ag. 119 | CC 110.891-3

Banco Itaú
Ag. 0047 | 17664-9

Chave PIX
secretaria@semadisp.com.br

Olá clique abaixo para falar com nosso atendimento ou então envie um email para contato@semadisp.com.br

Chame no Whatsapp
Close and go back to page