Secretaria de Missões da Igreja Assembleia de Deus Ministério no Ipiranga

Missões informais: Quando seu testemunho fala mais que palavras

A paz do Senhor a todos.

Geralmente nossos relatórios abordam temas gerais da missão, tais como eventos, construções em andamento, cultos, evangelismos e etc. Chamarei isto de missões formais, pois todas estas ações correspondem a lugares e momentos específicos onde marcamos hora e lugar. Todas estas informações são de suma importância para dar um parâmetro de como o Reino de Deus e sua igreja tem avançado, entretanto nesta ocasião gostaria relatar um outro lado da missão, que é nossos momentos informais com os irmãos. Para tanto me apoiarei nos relatos das Escrituras e testemunhos pessoais aqui de nossa região.

Primeiramente, ao analisar nosso Senhor Jesus, veremos que os textos mais profundos de seu ensinamento foram na informalidade, como por exemplo, uma visita inesperada de Nicodemos gerou aquela grande conversa, e agora temos um dos mais belos versículos "Deus amou o mundo de tal maneira...", ou um momento de cansaço e sede a beira de um poço, sozinho, sem auditório, somente tendo uma ouvinte, porém deste momento, adquirimos verdades inesquecíveis, poderíamos mencionar tantos outros episódios com os discípulos, a sós, em particular, onde falava das grandezas do Reino de Deus e seus mistérios. O próprio Jesus declarou em Marcos 4:11 "A vós vos é dado saber os mistérios do reino de Deus, mas aos que estão de fora todas estas coisas se dizem por parábolas", este texto nos mostra que  nas conversas informais surgem perguntas, duvidas e questões que em nosso mundo formal de atividades eclesiásticas não tem espaço.

Com isso, podemos afirmar que o missionário, pastor e obreiro contribui muito em seu ministério através de seu testemunho pessoal e convivência com o povo, é interessante notar que em Mateus 24:14 a expressão "em testemunho a todas gentes, e então virá o fim", é usada a palavra grega μαρτύριον (martyrion) que etimologicamente significa "aquele que testemunha através de palavras e ações", em outras palavras, é um exemplo de vida cristã não somente em atividade formal, mas também testemunhando em sua vida cotidiana, em todos os aspectos

Seguindo por este ponto, delineamos neste relatório alguns momentos cruciais na missão do Amazonas, onde almas foram nascidas de novo em momentos informais.

Em Tefé eu sempre comprava farinha na feira municipal, e ali havia carregadores de mercadorias que levavam dos barcos para os depósitos, eles ficavam em grupo, aguardando o primeiro barco chegar e então tirar seu ganho, nesta feira há uma irmã chamada Ellice, no qual sempre perguntava sobre a Bíblia para mim, numa dessas ocasiões, seu marido convidou-me para relatar aos carregadores sobre Jesus. Reunimos ali alguns, porem outros continuavam a jogar jogos de cartas, outros viraram as costas e neste momento gerado por uma conversa com a irmã, pensei: -“ é uma grande oportunidade”. Anunciei Jesus, ao meu ver nada aconteceu, mas a Bíblia declara que a Palavra é viva e um dos carregadores apelidado por "Jack" ouvindo  entregou sua vida a Jesus.

Em certa feita, acompanhei alguns pescadores em uma viagem que duraria dois dias atravessando rios, lagos e igarapés, enquanto a canoa deslizava sobre as aguas, muitas duvidas sobre o Reino foram tiradas, fortalecendo a fé dos irmãos.

A missionaria Almirana é cabelereira, e aproveita desta habilidade para anunciar a Cristo, muitas vezes em nossa casa tanto irmãs de nossa congregação como pessoas que não são crentes estavam ali, ouvindo o Evangelho através de um momento informal.

Aqui em Fonte Boa tenho percebido este fato de forma mais atenuada, algumas vezes os irmãos chamam para bater o açaí, e ali ficamos debaixo das arvores falando do Reino, as vezes chamam para um almoço, enquanto preparam a refeição apresentamos o Evangelho. O que desejo neste relatório é enfatizar que missões é convívio com o povo, bebendo a agua deles, comendo o que eles comem, ouvindo suas histórias para que assim possam nos ouvir... aquele cafezinho pela tarde... é uma grande oportunidade de se aproximar culturalmente e espiritualmente do povo. Acredito que nas informalidades nosso Evangelho pregado nos púlpitos tornam evidentes para aqueles que nos ouvem.

Mesmo apresentando este lado da missão, devemos deixar os irmãos informados que neste mês ocorreu tudo bem, todas as atividades da igreja em Fonte Boa esta indo de maneira abençoada. Estamos nos preparando para um batismo e separação de alguns obreiros. Temos visto a graça de nosso Senhor Jesus sobre esta obra.

Miss. João Paulo e Almirana

Fale Conosco

  • (11) 4524-4694 - FIXO
  • (11) 9 97502448 - VIVO
  • (11) 9 49747803 - TIM
  • (11) 9 89267908 - CLARO

 

Funcionamento de terça à sexta-feira
das 08h00 ás 17h00

Semadi na Rede

Informativo

Onde Estamos

Rua José Furlan, 45, Nosso Teto
CEP: 13251-661 | Brasil - Itatiba/SP
contato@semadisp.com.br

América, África, Europa, Oceania e Brasil

CONTRIBUA COM A OBRA MISSIONÁRIA:
Igreja Assembleia de Deus no Ipiranga

Banco Bradesco
Ag. 119-8 | CC 110.891-3

Banco Itaú
Ag. 0047 | 17664-9