Secretaria de Missões da Igreja Assembleia de Deus Ministério no Ipiranga

A experiência do missionário na implantação da igreja num contexto diferente de costumes e cultura heterogêneas

Que a paz do Senhor Jesus seja sobre nós..

Irmãos, quando ainda exercia o presbitério em meu setor de Mogi-Mirim/SP e almejava participar da obra missionária, imaginava os desafios, dificuldades e provações que os missionários passavam, indagações surgiam como: Como é plantar uma igreja em um contexto diferente, de costumes e cultura heterogêneas? Qual preparo necessário para tal engajamento? Hoje tenho uma resposta para minhas perguntas, pois estamos em um contexto cultural bem diferente do qual eu pertenço (ou pertencia?), desejo nestas poucas linhas passar as boas novas da cidade onde servimos como missionários e explanar por um viés de como enfrentamos os dilemas, desafio e dificuldades.

Em 2016 fomos enviados ao Amazonas, com o projeto de plantar uma igreja na cidade de Tefé, para servir de base para possíveis missões entre os ribeirinhos e comunidades indígenas. Quando chegamos a esse estado tão fascinante, percebemos a importância de ter passado pelo treinamento em nosso CTM em Itatiba/SP, percebi pelo meu embasamento teológico e antropológico que o povo aqui é de tendência religiosa animista e mística (acreditam na espiritualidade de todos e qualquer objeto material como meio de alcançar o divino), começamos então a evangelizar e visitar pessoas, em 20 dias tínhamos um pequeno grupo, em 6 meses tínhamos um grupo de 25 irmãos e em dois anos Deus abriu as portas em outras duas cidades, a primeira é Nova Olinda do Norte/AM, localizada no rio Madeira sentido ao Acre, a outra foi a cidade de Fonte Boa/AM situada no Alto Solimões sentido Tabatinga/AM divisa com Colômbia e Peru, onde residimos atualmente. Tefé os missionários Pedro e Simone foram empossados e seguem a obra de forma altruísta ganhando almas para o Reino (Vide site), em Nova Olinda do Norte missionário Carlos e família desbravam adentrando nas comunidades ribeirinhas, onde almas são alcançadas e Fonte Boa é a mais nova, tem apenas 10 meses de trabalho, e é nesse ensejo que gostaria de informá-los quais tem sido nossas estratégias para granjear almas e fortalecer a igreja local.

Primeiramente realizamos evangelismo regularmente.

Campanhas de orações pela manhã.

Culto de ensino com estudos sistemáticos de forma direcionada com o propósito de proteger a igreja de heresia e seitas, como estudo sobre alimentação, guarda de sábado, consagração de objetos, como também a questão de ungir com azeite objetos, temas difíceis como apocalipse, Trindade e etc.

Projetos sociais também são formas que aderimos para envolver a comunidade local como aulas de violão, pintura em tecido e um curso preparatório de obreiros.

Não podemos deixar de acrescentar que passamos por momentos de enfrentamentos, desafios, tribulações, apatia dos membros como outras coisas, no qual é necessário um posicionamento firme como um soldado que não abandona seu posto, mas sabemos do apoio que temos de nossa liderança e frequentemente o acompanhamento de nossa equipe da SEMADI representada na pessoa de nosso amado Evangelista Josias, o que intento passar é que somos pessoas normais que receberam um chamado de Deus, e damos tudo que temos aqui para obedecer nosso Senhor Jesus, algumas vezes comendo tartaruga, jacaré, Anta e entrando em lugares exóticos onde ficamos cara a cara com a natureza ouvindo ruídos como de onças, pássaros e macacos, onde por muitas vezes enfrentamos horas pra chegar a uma comunidade, tudo isso sabe por que fazemos? Por que uma alma vale mais que o mundo inteiro. E não temos por preciosa a nossa vida (Atos 20:24), e algumas vezes bebemos águas de rios e lagos, voltamos pra casa das muitas vezes com a saúde debilitada, mas gostamos disso, eu sonhava com isso, padecer pelas almas, por esta razão vos escrevo este relatório, acredito em um despertar, onde teremos uma igreja com o foco das palavras de Jesus "Ide e pregais a todas as nações" e não "pregais a nós mesmos que já temos o Evangelho". Amados a igreja em Fonte Boa está começando a ganhar corpo neste mês, reunimos alguns jovens e iniciamos um trabalho com eles, ajustamos também um grupo de varões e estamos preparando eles para serem futuros obreiros e nossas escolas bíblicas contam com uma frequência de 25 crianças e alguns adultos, amados essa obra não pertence somente a nós aqui, mas também a vós... Contamos com vossas orações, contribuições e apoio. Deus abençoe.

Missionários João Paulo, Almirana e Sarah

Fale Conosco

  • (11) 4524-4694 - FIXO
  • (11) 9 97502448 - VIVO
  • (11) 9 49747803 - TIM
  • (11) 9 89267908 - CLARO

 

Funcionamento de terça à sexta-feira
das 08h00 ás 17h00

Semadi na Rede

Informativo

Onde Estamos

Rua José Furlan, 45, Nosso Teto
CEP: 13251-661 | Brasil - Itatiba/SP
contato@semadisp.com.br

América, África, Europa, Oceania e Brasil

CONTRIBUA COM A OBRA MISSIONÁRIA:
Igreja Assembleia de Deus no Ipiranga

Banco Bradesco
Ag. 119-8 | CC 110.891-3

Banco Itaú
Ag. 0047 | 17664-9